O PREÇO VENDE MAIS


o preço vende mais


Um sergipano que começou com 18 anos com um armazém de secos e molhados, é hoje um dos líderes no grupo seleto dos supermercados. Da Bahia, ele partiu para o sudeste (São Paulo).


A história do supermercado na Bahia se confunde com a presença do Grupo Paes Mendonça. Lá pelos idos de 1959, Mamede Paes Mendonça implanta a primeira loja de supermercado em Salvador, Ele havia feito uma viagem à Argentina para comprar alpiste para o seu armazém de secos e molhados e voltou encantado com as lojas de auto-serviço que surgiam no Sul do país. Visitou vários daqueles estabelecimentos, em São Paulo, Porto Alegre; Montevidéu, no Uruguai, e em Buenos Aires, na Argentina. Quando retornou à Bahia, já trazia uma decisão. Foi assim que no mesmo ano abriu o seu primeiro supermercado, no bairro da Saúde, e que ainda hoje funciona. Daí em diante não mais parou, vindo, logo a seguir, as lojas da Barra, Forte de São Pedro, e recentemente inaugurou em São Paulo um hipermercado.


O empresário Mamede Paes Mendonça sempre acreditou na sua força de trabalho e no seu tino comercial. Na década de 60, prenunciando o grande progresso que teria a Bahia, com a implantação de grandes centros comerciais - Centro Industrial de Aratu e Pólo Petroquímico de Camaçari -, começou a ampliar sua rede tendo como lema "comprar bem para vender barato". Pois, diz Mamede Paes Mendonça: "Prefiro ganhar 5% vendendo 10 milhões, do que ganhar 10%, vendendo 5 milhões."


Na década de 70 o grupo se solidificou. Em 1975 adquire a cadeia de Supermercados Unimar e inaugura uma grande loja no Shopping Center Iguatemi. Em 76, comemora os seus 25 anos de Bahia, com uma loja, no bairro nobre do Canela, em Salvador. Em 79, inaugura o seu centro distribuidor, no perímetro urbano da capital baiana, com 42 mil metros quadrados, onde estão armazenadas todos os produtos comercializados pela rede.
Em 1980, coloca em funcionamento o seu maior empreendimento comercial: O Hiper Paes Mendonça. São 75 mil metros quadrados de terrenos, 25 mil de área construída, 50 mil de estacionamento e 15 mil exclusivos para vendas. Este é o maior hipermercado do país, das Américas e o sexto do mundo.

Atender à população de baixa renda

Ainda na década de 80, o grupo instala a rede Petipreços, que tem como finalidade atender á população de baixa renda nos bairros periféricos da cidade. Nestes pequenos supermercados, os custos operacionais são minimizados, com instalações simples, não se fornece embalagens e se trabalha apenas com os produtos básicos.
Além de supermercados, a empresa opera com três postos de gasolina e álcool, um deles, aberto em 82, é um dos maiores do país, tendo uma área construída de 12.700 metros quadrados, com todos os equipamentos necessários.
Outra atividade são os restaurantes de luxo, dois em Salvador, e um em São Paulo. Dois são especializados em carne, os Baby Beef, e o outro em massas, o Muller Pizzaria, bar e restaurante.
As empresas Paes Mendonça adotam, para o bom funcionamento, os mais modernos padrões e técnicas de administração, com pessoal capacitado e bem treinado, para exercer as mais variadas funções, em suas lojas e departamentos. Possuem ágeis departamentos de compras e vendas, além de uma central de computação, para controle de estoque, abastecimento, recebimento, crédito, pessoal, contabilidade etc.
O Grupo Paes Mendonça possui ainda uma das mais eficientes políticas de recursos humanos, pois muitos dos seus gerentes e supervisores cerca de 50%, começaram a trabalhar no grupo ainda garotos. Estas promoções são constantes e o funcionário sempre encontra apoio para progredir. Além do mais Paes Mendonça emprega atualmente, em seu quadro, 180 deficientes físicos, o que se constitui num ato de grandeza e solidariedade humana.
O grupo contará com mais de 80 lojas no princípio de 1985, espalhadas por Salvador, Aracaju, São Paulo; e interior da Bahia, Santo Antônio de Jesus, Candeias, Simões Filho, totalizando mais de 13 mil empregados diretos, cerca de 65 mil indiretos. Para todo esse pessoal, Paes Mendonça mantém um bem equipado serviço médico e odontológico.
As empresas do Grupo Paes Mendonça se orgulham de ter um dos mais eficientes serviços de prevenção de acidentes do país. Muitas empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari e até de outros estados, de diversas atividades econômicas, têm solicitado informações de segurança desenvolvida pelo grupo. Para se ter uma idéia mais precisa deste trabalho, muitas lojas já ultrapassaram os mil dias sem registrar um único acidente de trabalho. Com a implantação das CIPAs - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes em todas as lojas, os acidentes caíram praticamente a zero.
Para incentivar as atividades sócio-culturais, dos seus empregados, existem quadras polivalentes, campo de futebol, salão de festas etc., administrados por uma associação recreativa, que promove campeonatos em várias modalidades esportivas. O quadro funcional de Paes Mendonça é assistido ainda por uma cooperativa de economia mista, onde todos dispõem de crédito fácil, sem burocracia e pagando taxas que não chegam a dois por cento ao mês.
O Grupo Paes Mendonça, hoje (Paes Mendonça S.A. e Unimar Supermercados S.A.), com um volume de vendas de 238 bilhões e 776 milhões de cruzeiros, no exercício de 83 (janeiro e dezembro), detém a décima posição entre todas as empresas nacionais de capital privado. Incluídas as empresas de capitais estrangeiros o grupo ocupa a 24ª posição na performance de vendas das 500 maiores de capital privado que atuam no país.
As vendas de Paes Mendonça S.A. e Unimar Supermercados S.A. somaram naquele período, respectivamente, 183 bilhões e 852 milhões e 54 bilhões e 924 milhões de cruzeiros. Na lista das maiores da Bahia, Paes Mendonça está em 3º lugar e Unimar Supermercados em 12º. Entre as dez melhores Paes Mendonça é 1º lugar em produtividade, 2º em liquidez e 3º em rentabilidade.
A vida de Mamede Paes Mendonça começa em 5 de agosto de 1915, em um sítio na localidade de Serra do Machado, município de Ribeirópolis, no interior de Sergipe. Passa a sua infância e adolescência no campo, lavrando a terra com a sua enxada, ajudando aos pais.
Casado com D. Lindaura Andrade Mendonça, pai de 6 filhos, ele costuma dizer que é um homem dedicado à família e ao trabalho. Foi com a ajuda de irmãos, cunhados, filhos, sobrinhos, que construiu e vem mantendo suas empresas. Basta citar que a diretoria do grupo é formada pelo seu cunhado, diretor financeiro, Sr. Manoel Andrade; Sr. Pedro Oliveira, diretor comercial, seu sobrinho; e pelos filhos, Sr. José Augusto Andrade Mendonça, diretor administrativo; e Jaime Paes Mendonça, gerente regional para o estado de Sergipe.


Desde cedo, o dom de negociar


Mamede Paes Mendonça não chegou a terminar o primário, porém, nasceu com o dom de negócios. A sua história ele mesmo conta: "Eu e meu irmão Euclides (já falecido) juntamos 2.700 réis - 1.500 meu e 1.200 dele - e compramos uma padariazinha em Ribeirópolis. Ficamos com ela até 1940 - continua ele - quando fomos para uma cidade maior, Itabaiana, em Sergipe mesmo, já com o comércio de secos e molhados. Era uma época difícil e sofremos muito, mas acreditava em mim e não desanimei. Em 1947 abrimos uma filial em Aracaju, capital do estado, e fomos em frente."
Com o objetivo de sempre progredir e ampliar seus negócios, muda-se em 51 para a capital baiana, instalando-se na Praça Marechal Deodoro, centro comercial, ainda no ramo de secos e molhados. Em 1959, dá início ao grupo. O seu sonho, no momento, que em breve se concretizará, é abrir em Salvador um imenso shopping center (MPM) com 60 mil m² de área construída, em um terreno de 109 mil m². O projeto deste empreendimento está em fase final num escritório de arquitetura no Canadá, na cidade de Toronto. Pretende abrir ainda um hipermercado em Belo Horizonte.
O objetivo maior de Mamede Paes Mendonça era abrir 50 lojas. Já abriu muito mais. Agora, pretendo chegar a 100 lojas, antes de 1987. Hoje emprega diretamente cerca de 11.500 pessoas. E segundo ele, o que exige mais dos funcionários é que "atendam bem ao povo que vai comprar, vendam barato e não subam os preços das mercadorias". Para alcançar este objetivo ele tem uma solução muito simples. "Não quero que meus funcionários remarquem os preços nas lojas. Tudo que está exposto tem que ser vendido pelos preços já estabelecidos e que a remarcação seja feita nos depósitos."
Ele defende o emprego para a mulher e disse que ficou muito satisfeito quando o Banco do Brasil abriu espaço para as mulheres. "Eu acredito no trabalho das mulheres, mesmo que trabalhem só seis meses por ano. Acho justo. A mulher precisa ganhar para se manter."

Finalmente, falando do seu sucesso, disse que sempre acreditou na sua capacidade de trabalho e de seus sócios e colaboradores. "Também tenho muita fé em nosso país, que considero um dos melhores do mundo. Por outro lado sei que o êxito se deve à nossa estratégia de mercado, isto é, comprar e pagar bem nossos fornecedores e vender barato. Temos mania de vender barato e saldamos nossos compromissos sempre no vencimento ou até antes."
O hipermercado de Salvador tem tudo o que um supermercado tradicional pode oferecer e muito mais. Na mercearia, o cliente faz as suas compras de alimentação, desfrutando de grande variedade. Na seção de hortifrutigranjeiros, por exemplo, funciona uma feirinha, onde o próprio consumidor escolhe a sua mercadoria. São frutas, verduras e legumes frescos de qualidade.
Os produtos de frios e congelados recebem um tratamento adequado, tanto nas câmaras frigoríficas, como nos balcões espalhados pela área de venda. Ainda na mercearia, o cliente encontra seções de cereais, rotissaria, com pratos prontos, salgados, laticínios, peixes, carnes e padaria, sendo que nas últimas, as atividades de bastidores ficarão à vista do consumidor.
No departamento de magazine, estão as seções de bazar, artigos esportivos, para automóveis, cine-foto-som e imagem, móveis e decorações, copa, cozinha, confecções, calçados, plásticos, inox, alumínio, louças, colorex e ferramentas, artigos finos para presentes, material escolar, brinquedos, eletrodomésticos diversos, com ênfase para linha de eletroportáteis.
A seção de importados tem atendimento personalizado, onde o consumidor encontra produtos originários de vários países do mundo. Estão ao seu alcance: bebidas, uísque escocês, vinho de Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Argentina e Chile, além de uma variedade de outros produtos, com preços competitivos, pois todos esses produtos são importados diretamente pelo grupo, através do seu Departamento de Importados.
Foi inaugurado recentemente no bairro da Penha, em São Paulo, o Hipermercado Paes Mendonça. "Considero São Paulo como se fosse um país e por isso há muitos anos já tinha vontade de abrir uma grande loja na capital paulista". afirmou Mamede Paes Mendonça no seu jeito simples de falar de seus negócios.
Ele levou da Bahia e Sergipe o know-how de 33 anos de serviços, atualmente, através de 74 lojas em Salvador, Aracaju e no interior da Bahia.



O Paes Mendonça Hipermercado fica na Avenida Condessa Elizabeth Robiano, 5.500, marginal do Tietê, próximo ao clube do Coríntians, em um terreno de 65 mil metros quadrados, dos quais 25 mil de área construída. Para se chegar ao Paes Mendonça o acesso é feito através de dois viadutos: o Viaduto do Imigrante Nordestino, que liga a Penha a Guarulhos (Avenida Guarulhos - Avenida Gabriela Mistral) e Viaduto General Mílton de Sousa, que tem uma alça de ligação próximo à Ponte Aricanduva.
Este hipermercado é um centro de compras altamente diversificado, onde o consumidor paulista encontra várias seções espalhadas pelos 12.500 metros quadrados de área de venda, uma das maiores do Brasil e segunda do grupo, além de desfrutar da comodidade e conforto de suas instalações: ar-condicionado central, completa seção de magazine, estacionamento com duas mil vagas rotativas, restaurante self-service, tipo bandejões e lanchonete com atendimento automático.
Ao lado do Paes Mendonça, funciona o Restaurante Baby-Beef, ambiente seleto e luxuoso, com capacidade para atender, simultaneamente, 450 pessoas, e cozinha internacional. O Paes Mendonça conta ainda com 24 lojas de apoio, entre as quais, agência bancária (Banco Econômico), lava-rápido, cabeleireiro e manicure, casa lotérica, casa do pão e do queijo, pizza, pastel, armarinho, livros, jornais e revistas, artesanato, perfumaria, farmácia e Dr. Scholl.


Revista: Tendência

Novembro de 1984 - Ano XI - Nº 126.